sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Nīchabhanga rāja yoga, anulação de debilidade

      Quando o Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus ou Saturno ocupam respectivamente os signos de libra, escorpião, câncer, peixes, capricórnio, virgem ou áries, eles ficam nīcha, ou debilitados. A palavra nīcha quer dizer rebaixado, insignificante ou inferior. Quando um planeta ocupa seu signo de debilitação ele confere péssimos resultados. No Phaladīpikā é dito o seguinte quanto aos resultados de um planeta em nīcha:

Se um planeta ocupa sua debilitação (nīcha) em uma natividade, a pessoa em questão irá durante a daśā de tal planeta ser rebaixada de sua posição, sofrerá com as ações de outros, se tornará endividada e dependerá do suporte de pessoas vis. Viverá em condições insalubres, realizará atividades vulgares e de um subalterno, caminhará por longas distâncias a pé e realizará atos desastrosos. – 9.18

No BPHS de Parāśara é dito (3.59-60) que um planeta em nīcha confere 0% de resultados benéficos e 100% de resultados maléficos. Logo, fica mais do que claro nos śāstras que essa é a pior de todas as dignidades que um planeta pode obter. Porém, há uma série de fatores que anulam (bhanga) a debilitação (nīcha), eles são chamados de nīchabhanga e não só removem a debilitação como também conduzem a ascensão. Devido a isso, tal yoga é chamado de nīchabhanga rāja yoga, pois conduz o indivíduo de uma situação humilde e difícil a elevação e ao êxito.

Todos os fatores que causam nīchabhanga estão listados logo abaixo:

(1)  Se o regente do signo ocupado (dispositor) pelo planeta debilitado estiver em um ângulo (1, 4, 7 ou 10, os kendras) a partir do ascendente ou da Lua, ou caso ele aspecte o planeta debilitado.

(2)  Se o planeta que se exalta no signo onde o planeta debilitado se encontra estiver angular em relação ao ascendente ou a Lua, ou caso ele aspecte o planeta debilitado.

(3)  Se o regente do signo de exaltação do planeta debilitado estiver angular em relação ao ascendente ou a Lua, ou caso ele aspecte o planeta debilitado.

(4) Se o dispositor do planeta o aspecta ou está domiciliado, em seu mūlatrikoṇa ou uccha.

(5)  Se o planeta estiver exaltado no navāṁśa.

(6)  Se o planeta debilitado estiver angular em relação ao ascendente ou a Lua.

(7)  Se o planeta debilitado estiver trocando de posição (parivartana yoga) com o regente do signo. Por exemplo, Vênus ocupando leão e o Sol ocupando libra.

(8)  Se o planeta debilitado estiver retrógrado. 

Se um desses fatores estiverem presentes já se pode considerar um nīchabhanga, embora a intensidade desse dependerá da quantidade e força dos fatores presentes. A diferença entre o planeta estar angular (1, 4, 7 e 10) a partir do ascendente ou da Lua é que a partir do ascendente será o próprio indivíduo que se esforçará para superar suas debilidades, enquanto que a partir da Lua haverá suporte de outras pessoas e do ambiente para que a superação se dê.

Para ilustrar um caso de nīchabhanga rāja yoga vamos estudar o mapa do Albert Einstein, que consta logo abaixo:


            Mercúrio, o significador do intelecto (buddhi-kāraka), da capacidade de organização e comunicação encontra-se na décima casa em peixes no mapa de Einstein, sua debilitação. Porém, Mercúrio conta com três nīchabhangas, que são:

(1)  O regente de peixes, Júpiter, encontra-se angular em relação a Lua, na quarta a partir da mesma. Essa regra é a de número (1) mencionada acima.

(2)  Vênus, o planeta que se exalta em peixes está ocupando o mesmo conjunto a Mercúrio e angular em relação ao ascendente. Essa é a regra de número (2) acima mencionada.

(3)  O regente do signo de exaltação de Mercúrio é o próprio Mercúrio que se exalta em virgem. Ele se encontra angular em relação ao ascendente, a regra (3) mencionada logo acima.

Fica claro por esses nīchabhangas que Einstein conquistaria o êxito nos temas que Mercúrio abrange, ou seja, em questões intelectuais. Vênus ocupa 24º48’, bem próximo ao seu grau máximo de exaltação que se dá a 27º00’ de peixes. Na viṁśottarī daśā de Vênus, um dos planetas que tiram Mercúrio da debilitação, Einstein passou nos exames para uma escola politécnica na qual havia sido reprovado anteriormente, durante o daśā de Ketu. Nesse mesmo período de Vênus ele conquistou seu diploma e realizou alguns dos seus mais célebres trabalhos acadêmicos, obtendo reconhecimento por sua genial inteligência. Sem dúvida a exaltação de Vênus próximo ao seu grau de exaltação máxima na décima casa colaborou para que não só fosse removida a debilitação de Mercúrio como para também tornar Einstein uma figura mundialmente reconhecida.

Através desse exemplo podemos perceber que um planeta debilitado, caso detenha nīchabhanga conferirá excelentes resultados. No caso de Einstein, a anulação da debilitação de Mercúrio conferiu a ele um intelecto inspirado, especialmente devido a conjunção com Vênus. Suas ideias foram revolucionárias e o mesmo hoje é associado a genialidade, assim como a excentricidade, um fator comum aos planetas debilitados. Porém, o fato do Mercúrio ter obtido nīchabhanga não anula suas características no signo de peixes como a desorganização, dificuldade de expressar em palavras certas ideias assim como confusões em relação as atividades práticas do dia a dia, que certamente faziam parte da natureza de Einstein, pois Mercúrio o caracterizava enquanto regente do seu ascendente, gêmeos.
  
Hare Kṛṣṇa

Um comentário: